X

Deseja trabalhar conosco?

Aguarde, enviando arquivo!
Sett Consultoria
Ligando o piloto automático
1706, 2020
Ligando o piloto automático

Ligando o “ Piloto Automático”

Certa vez uma moça participou de um concurso de culinária e o prato que ela apresentou foi um tremendo sucesso e  veio a ganhar o tal concurso. Em decorrência disso, a revista que patrocinara o concurso decidiu publicar a receita ganhadora. Contudo, quando a redação da revista preparava o material para publicar o editor percebeu um fato curioso; a receita do peixe dava instrução de cortar dois dedos do rabo do peixe antes de leva-lo ao forno. Ele ,então, ligou para a dona da receita e pediu uma explicação sobre a necessidade de cortar os dois dedos do rabo do peixe. Entretanto, a ganhadora informou que não sabia o motivo e ao perguntar para sua mãe  e para sua avó, vieram a descobrir que a avó, quando criou a receita, cortou dois dedos do rabo do peixe para que ele coubesse na panela que utilizara .

Essa história nos traz uma interessante reflexão dentro do contexto empresarial. Quantas vezes entramos no automático ou deixamos que nossa equipe entre no automático devido a avaliações superficiais de nossos processos?

Até que ponto ligamos o piloto automático nos processos decisórios acreditando que estamos avaliando o mesmo cenário todos os dias? Em diversas ocasiões, por falta de avaliação rotineira de nossos procedimentos operacionais ou administrativos, não percebemos o quanto os processos mudaram e que aquela rotina nem de longe cumpre o propósito pelo qual foi criada.

Por isso quando estiver tomando decisões  e a resposta for sempre a mesma, certifique-se de que a situação é de fato a mesma. E se for, quais os ganhos poderiam surgir se fizer algo diferente para variar?

Abraço,

Vantuir D. Almeida

 

 

Fazer Download do Arquivo

    Olá, deixe seu comentário para Ligando o piloto automático

    Enviando Comentário Fechar :/